Whisky, Whiskey e Uísque, como e com o que beber!

UísqueWhisky, Whiskey, bebida

Whisky, Whiskey e Uísque

Em português chamamos de Uísque, com o inglês escocês e da Inglaterra é pronunciado Whisky, já em países como Irlanda, EUA e Canadá é predominante a escrita Whiskey.

O Uísque é uma bebida destilada de grãos, muitas vezes é adicionado o malte que foi envelhecido em barris. O Whisky possui uma graduação alcóolica de 30% a 58%.
 
O sabor do Uísque é relacionado em 60% com o envelhecimento do barril, a flambagem e a queima da madeira a qual o barril foi construido.
 
Existem duas vertentes mais conhecidas do Whisky, o Escocês e o Americano. O Escocês possui 4 modelos veja:
  • Single Malte – É feito 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação.
  • Vatted – Uma mescla de dois ou mais barris de single malts. Antigamente chamado de “puro malte”, teve seu nome modificado para não confundir os consumidores. O vatted deve ser apreciado da mesma forma que o single malt.
  •  Grain whisky – Destilado de grãos, principalmente do trigo, milho e centeio. A produção industrial, mais simples e barata, foi desenvolvida em 1853 pela destilaria Usher’s a pedido de clientes ingleses. O grain pode ser tomado em copos de qualquer tamanho, com ou sem gelo.
  • Blended – O mais popular dos scotches. Ele nasce da mistura de grains e single malts e normalmente possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes.
O Whiskey geralmente consumido é o Blended. Já o Whiskey Americano possui dois modelos:
  • Blended bourbon – Feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor, produzidos nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.
  • Uísque leve  - É um tipo de uísque norte-americano feito quase inteiramente de destilações neutras, com pequenas quantidades (normalmente menos de 5-10% do volume total) de straight whiskey e com ginja adicionada para dar cor e sabor. No caso do uísque, o tempo mínimo de envelhecimento em barris de carvalho é de oito anos. Uma vez a bebida engarrafada o processo de envelhecimento é interrompido.
As melhores harmonizações com whisky são com queijos, carne de porco, amêndoas, castanhas, salmão defumado e peixes defumados. Pode ser também consumido com doces como chocolate, baunilha, frutas cítricas e especiarias de caramelo.
 
carpaccio salmão, petisco, comida
 
As marcas mais famosas do mercado atual são:
  • Ballantines média de preço 92 reais;
  • J&B média de preço 70 reais;
  • Johnnie Walker média de preço 150 reais;
  • Chivas média de preço 109 reais;
  • Jack Deniels média de preço 89 reais.
Obs. os preços sofrem uma variação de acordo com o modelo do whisky.
 
Esperamos que tenham gostado e até a próxima!
 
Por Alex Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *