Tequila a bebida mexicana mais vendida no mundo

tequila, agave azul, bebida mexicanaTequila

A Tequila é uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul, primariamente na região da cidade de Tequila no estado mexicano de Jalisco, a 65 quilômetros a nordeste de Guadalajara.

O agave-azul é uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solovulcânico e clima árido. Precisa-se de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para produção, sendo necessários 7 quilos de agave para produção de 1 litro de tequila.

A fabricação da Tequila

A produção se inicia assando as “Piñas” da agave-azul por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em açúcar fermentável (frutose). Depois dessa etapa são moídas para extração de todo açúcar e o resultado é um rico líquido chamado “Aguamiel”. Adiciona-se a levedura natural ou de Saccharomyces cerevisiae para fermentação, que quebra as moléculas do açúcar e transforma em álcool. O resultado é um vinho de agave que possui 10 à 12% de teor alcoólico. O vinho deve ser destilado 2 vezes, descartando seu início e fim para adquirir o melhor da destilação. A tequila assim produzida é chamada “Prata” e pode ser engarrafada ou maturada para produção dos diferentes tipos de acordo com o tempo de maturação.

Tipos de Tequila

  • Blanco (“Branco”) ou Plata (“Prata”), engarrafada imediatamente ou até 2 meses de maturação em barris de aço inoxidável ou carvalho neutro;
  • Joven (“Jovem”) ou Oro (“Ouro”), uma mistura de Blanco e Reposado;
  • Reposado (“Descansado”), engarrafada após 2 meses, mas menos de um ano de maturação em barris de carvalho de qualquer tamanho;
  • Añejo (“Velho”), envelhecimento no mínimo um ano de maturação, mas menos de três, em barris de carvalho pequenos;
  • Extra Añejo (“Extra Velho”), envelhecido pelo menos três anos. esta categoria foi estabelecida em 2006.

Como beber tequila

Beber tequilaO modo mais difundido é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão. Como outras bebidas de luxo, a tequila tem um copo especial para ser degustada, o “caballito”, com 60 ml de volume. Ela também pode ser saboreada em taças de pé alto com capacidade de 200 ml. No entanto, a maneira correta e praticada por degustadores da bebida dispensa o sal e limão. A bebida é servida em dose adequada e passa por análise sensorial, ou teste olfativo, onde pode ser caracterizado aromas presentes devidos a características do envelhecimento. A degustação é lenta, com pequenos goles que passam por toda a boca antes de serem engolidos, onde é possível analisar atributos como acidez e gosto residual.

Veja Também:

Cachaça, pinga, cana ou canha a bebida tipicamente brasileira

Caipirinha uma bebida paulista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *