Oktoberfest Munique – A sua vida precisa disso!

Oktoberfest Munique

Oktoberfest Munique!

Oktoberfest Munique! Não seria preciso dizer mais nenhuma palavra. Porém, o Buteco Nosso foi até Munique para relatar como é esse grande festival.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que está é uma das mais tradicionais festas alemãs. Lá as pessoas levam a sério a arte de beber cerveja e se divertir. Isso vale para todas as idades.

O Oktoberfest teve início seu início em outubro de 1810, para celebrar o casamento do Rei Ludwig I, e aconteceu no mesmo parque que a festa acontece hoje!

Veja Também:
+Cerveja deixa os homens melhores de cama! Saiba porque!
+Paleta Suína com vinho branco e cogumelos
+Berlim e as Melhores Cervejas artesanais da Alemanha!

Por incrível que pareça até 1918 não era permitida a venda de cerveja durante o evento. Não é preciso nem dizer que, a partir de tal ano a festa começou a ser cada vez mais, digamos, animada.

Oktoberfest Munique 3

Nesses mais de 200 anos de festival, o Oktoberfest só foi cancelado 24 vezes, ou por causa das Grandes Guerras, ou por causa de alguma epidemia.

Apesar de se chamar Oktoberfest, e ter Outubro no nome, a festa se inicia em Setembro (e você achando que só os brasileiros criavam eventos sem sentido, como Rock in Rio Lisboa…), mas tem uma explicação razoável para isso acontecer. Em outubro, na Alemanha, já está no outono, e posso afirmar que as temperaturas caem bastante com relação ao verão, dessa forma, em Setembro, as temperaturas estão um pouco mais agradáveis, o que não significa que não estará frio.

A festa oficialmente começa com o prefeito de Munique abrindo o primeiro barril de chope, a partir de então, a cidade inteira é tomada por homens e mulheres, jovens e idosos, vestidos de roupas tradicionais (lederhosen para os homens, e dirndl para as mulheres). Praticamente TODOS usam as roupas tradicionais, e você se sente um peixe fora d’agua se não estiver usando.

Por sorte, as roupas tradicionais são vendidas em cada esquina, inclusive na rua, para os turistas, com preços médios de 90-100 euros o traje completo, o que aparentemente é um preço inflacionado devido ao festival (Tudo na cidade fica um pouco, ou muito mais caro nessa época…principalmente os hotéis)

Todos os caminhos levam para o Oktoberfest. Parece brincadeira, mas é impossível não saber chegar no pavilhão do festival. É só seguir as pessoas vestidas.

Oktoberfest Munique 2

Uma dica de turismo: na Alemanha, e em muitos outros países da Europa, não existe catraca no metrô, o que pode ser um pouco confuso para nós brasileiros que não estamos acostumados. Isso não significa que o metrô seja de graça. É preciso comprar o bilhete em uma máquina na plataforma. Esse bilhete, tem que ser validado, em outra máquina, e poderá ser requisitado por oficiais à paisana nos vagões, e se você for pego sem a multa é de 60 Euros.

Chegando ao pavilhão, você vai se sentir em outro mundo, o parque virou um grande parque de diversões com brinquedos, barracas de comida, e, claro cerveja.

Importante!!! Não é possível beber fora das tendas, e nem entrar com bebida de fora do parque.

Sobre as tendas de cerveja. São 14 grandes tendas, cada uma com um estilo diferente da outra, e todas lotam, principalmente aos finais de semana.

A mais famosa e concorrida é a tenda da Hofbräu, que tem 9.300 lugares para se sentar. As pessoas fazem fila para entrar, e algumas costumam chegar às 9 horas da manhã nos sábados para conseguir um lugar para sentar.

Quando conversei com algumas pessoas da Alemanha sobre o que esperar do Oktoberfest, muitas me avisaram que as tendas possuem como “regra” você só poder comprar cereja se estiver sentado. Não é beeeeeem assim, realmente não é possível comprar cerveja em qualquer lugar nas tendas, não existe um bar onde as pessoas se aglomeraram pedindo cerveja, como acontece nas baladas no Brasil.

Oktoberfest Munique

Para você ser atendido o ideal é que você esteja sentado, ou “próximo” à uma mesa para que os garçons e garçonetes possam circular com as muuuitas canecas de cerveja que são vendidas à rodo pelo festival.

Essas canecas possuem “só” 1 litro de chope, e pesam para caramba. Existe até uma competição para quem carrega mais canecas cheias, e o recorde é de 27 (!!!!!!) canecas de uma só vez.

Comprado o seu chope, você pode circular livremente dentro da tenda (não pode sair da tenda com as canecas, salvo se você comprou uma, e por vezes eles pedem o cupom para comprovar). Em cada tenda existe uma banda paraanimar e a cada 15 minutos a música para brindar será tocada, é bom você se acostumar com ela, pois, mesmo que não fala alemão irá decorá-la:

Ein Prosit, ein Prosit

Der Gemütlichkeit

Ein Prosit, ein Prosit

Der Gemütlichkeit

As cervejas vendidas durante o festival seguem uma receita clássica, e todas são de cervejarias da região de Munique. Com um teor alcóolico de 6%, essas cervejas são um pouco mais fortes que as vendidas no mercado.

Para quem, pensa que o Oktoberfest é uma festa só para jovens está completamente enganado, é um festival 100% família, com pessoas de todas as idades cantando, bebendo, brindando e se divertindo o tempo todo.

Outra dica, se você gosta de curtir a festa sentado, em uma mesa, sem correr o risco de não encontrar lugar. É possível reservar mesa(s), mas por essas reservas são cobrados valores que variam de tenda para tenda.

Porém, não é só de cerveja que vive o festival, como dito no inicio do texto existem inúmeras atrações fora das tendas de cervejas, como montanhas russas, torres que despencam, trem fantasma, carrossel, entre outros, tudo para contribuir ainda mais com o ambiente família do lugar.

Se você está com dúvida se deve ir ou não ao Oktoberfest, a resposta é vá. Independentemente de sua idade, solteiro ou casado, homem ou mulher, com filhos, você vai se divertir.

Veja Também:

Cerveja deixa os homens melhores de cama! Saiba porque!

Paleta Suína com vinho branco e cogumelos

Berlim e as Melhores Cervejas artesanais da Alemanha!

Autor:

Thiago Criscuolo Correspondente Internacional do BN na Alemanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *