Lata ou Garrafa? Em qual recipiente a cerveja se conserva melhor?

lata ou garrafa

Lata ou Garrafa? Em qual recipiente a cerveja se conserva melhor?

Lata ou Garrafa? Essa é uma das questões mais discutidas pelos amantes da cerveja. A quem é praticamente do #TeamGarrafa que defende com unhas e dentes este tipo de armazenamento da cerveja, além de reportar todo saudosismo da utilização da Garrafa!
No entanto, existe o grupo do #TeamLata que também defende o seu tipo de armazenamento preferido pela tecnologia utilizada nas latas.

Mais e ai … qual é melhor a CERVEJA DE LATA OU DE GARRAFA?

Para saber a resposta se liga ai no vídeo!

Vantagens e desvantagens da Lata e da Garrafa

Apesar de no aroma, no sabor e na cor os líquidos serem quase sempre idênticos, garrafas e latas têm diferenças. E uma delas pode, sim, interferir na qualidade da bebida, mas ao contrário do que muitos pensam, é a lata quem leva vantagem. “A lata protege contra a luz um pouco mais do que a garrafa”, diz. Isso é importante pois a iluminação, seja ela natural ou artificial, pode causar um defeito chamado light-struck.

A grosso modo, esse defeito causa um aroma desagradável na bebida. “Ele é a degradação da molécula que dá amargor ao lúpulo, o iso-alfa-ácido. Na presença da luz ele se quebra e da o light-struck, que é associado com o cheiro de gambá”, explica. Garrafas mais escuras, como as tradicionais âmbar, são um pouco mais protegidas desse problema do que outras.

Ecologicamente, ambos os envazes possuem vantagens. As latas são amplamente recicladas no Brasil. “Praticamente não se acha latinhas espalhadas pelo chão”, aponta. Já as garrafas, principalmente as de 600ml, podem ser retornáveis. Financeiramente, no entanto, o envaze em lata no país ainda é restrito às grandes cervejarias, pois a tecnologia de enlatamento exige um investimento muito alto, dificilmente suportado por empresas menores. Mas Alfredo acredita que em alguns anos o Brasil deve ter mais opções de cervejas em lata. “Com base no que está acontecendo nos Estados Unidos, onde cada vez mais cervejarias optam por latas, acredito que aqui teremos boa aceitação”.

Veja Também:

Vinho Azul! Espanhóis desenvolvem a primeira receita azul do mundo

As 5 Profissões que mais bebem no Mundo

Sensor de Cerveja Choca desenvolvido pela Espanha

Autor:

 Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *