Copos para Cerveja, saiba o copo certo para beber

copos para cerveja

Copos para cerveja

Conheça os diversos tipos de Copos para Cerveja, cada tipo de cerveja  contêm um modelo especifico de copo. Durante todos os nossos artigos colocamos qual o melhor copo para se degustar a cerveja, e por este motivo este artigo acaba completando todos os outros. Veja:

Tipos de Copos para Cerveja

Pilsner

Copo pilsnerIdeal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.

Lager (Chope)

copo chopeFacilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope, o qual erroneamente chamamos de tulipa. A diferenca é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado.

Caldereta

copo calderetaComumente visto servindo chope em algumas choperias, o caldereta é versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas lagers escuras e IPAs. Por comportar um volume um pouco acima de 300ml, é uma alternativa mais adequada do que outros copos genéricos, portanto uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter os diversos estilos recomendados. Também leva o nome de Shaker.

PINT

copo pintTambém chamado de Becker, é aquele que você entorna nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas do tipo Bitter e Stouts. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja. Os que apresentam o anel mais saliente no topo, como o da foto ao lado, são do tipo English Imperial Pint, também chamado de Nonick, os demais são do tipo Irish Imperial Pint, imortalizado pela Guinness, com uma boca mais larga que a base.

Tulipa

copo tulipaIdeal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner. A Tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.

Caneca

copo canecaMuito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustos, de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar com o peso do copo+cerveja. Também podem ser de cerâmica e metal, mas para degustações, prefira as de vidro mesmo, maior garantia de não influenciar no sabor da cerveja.

Taça

copo tacaNão estão ligadas a nenhum estilo em específico, mas são cada dia mais usados com cerveja, seja pela elegância que confere, seja pela ergonomia que oferecem. Taças de vinho também vêm sendo utilizadas em degustações, principalmente aquelas altas e largas e as do tipo ISO, aquelas menores para degustação.

 

 

 

 

Tipos de copos de bebidas:

 

Por Alex Vieira

Veja também:

Cerveja Guinness chega a vender 2,7 bilhões de litros por ano

As 10 melhores cervejas para assistir Futebol

2 comments on “Copos para Cerveja, saiba o copo certo para beber

  1. Fernando Alberto Gomes da Costa disse:

    Muito boas as matérias. Gostaria de ler no site um artigo sobre a origem dos maltes e lúpulos utilizados nas cervejas artesanais brasileiras. Abraço.
    Fernando

    1. admin disse:

      Opa muito Obrigado !!! Iremos providenciar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *