Chope, Chopp ou Schoppen!

Chope, Chopp, Schoppen, Barril de Chope, Chope x Cerveja

Chope

O Chope é como se denomina, no Brasil, a cerveja com ou sem pasteurização, servida a partir de barris sob pressão. Chope que significa copo de meio litro. O que pode nos levar a questionar o fato do chope ser servido em tulipas de 300ml.

Colarinho de Chope

Chopp, Schoppen, Barril de Chope, Chope x Cerveja

O chamado “colarinho” ou “gravata” é uma camada de espuma que é considerada um importante componente da bebida, devendo, segundo especialistas, ter de um a três dedos de acordo com o estilo da cerveja , de maneira que ela sirva como barreira para reter alguns compostos que lhe dão identidade, tais como óleos do lúpulo, todos os tipos de subprodutos gerados na fermentação pela levedura, como o álcool, e ésteres frutados, especiarias ou outras adições. Entre as outras propriedades, acredita-se, também, que ajuda a evitar que a cerveja esquente rapidamente.

Diferença entre Chope e Cerveja

CARACTERÍSTICA           CHOPE / CHOPP CERVEJA TIPO PILSEN          BRASILEIRA
Válidade 10 dias fechado e 1 dia aberto (barril) 6 meses fechada e poucas horas aberta
Pausterizada NÃO SIM
Conservantes NÃO SIM
Antioxidantes NÃO SIM
Estabilizantes NÃO SIM
Envasamento Barris de 10 a 50 litros Garrafa/Lata/Keg
Teor Alcoólico indiferente indiferente
Teor Calórico indiferente indiferente
Gás Carbônico Surge naturalmente no processo de fermentação, mas também é usado gás carbônico externo para manter o nível de gás do Chopp e extraí-lo de dentro do barril Surge naturalmente no processo de fermantação, antes e/ou após o envaze. Não recebe carba extra de gás carbônico.
Pressão enquanto envazado em torno de 2,5 Kg não supera 1Kg
Surgimento 6 mil anos atrás 1876, com a invenção da Pasteurização

Embora compartilhem dos mesmos ingredientes, não dá para negar a diferença do sabor de um chope e de um copo de cerveja. “O chope sai mais cremoso, por causa da pressão da máquina”, ressaltou o cervejólogo Guilherme Baldin. A bebida tirada direto da máquina, quando não é pasteurizada, também ganha no aroma e no sabor do malte, segundo Baldin. Mas, para saborear esta diferença de paladar, o cliente terá que encontrar um bar que venda chope sem a marca das grandes cervejarias, que já pasteurizam os chopes distribuídos.

“O que acontece com as cervejas de garrafa é que elas perdem substâncias da fermentação, como o malte e lúpulo”, explicou o sommelier e cervejeiro Alexandre Bazzo. “A cerveja de trigo, tem o aroma de banana e cravo diminuídos quando é engarrafada”, exemplificou. “A pasteurização mata as leveduras, bactérias e microrganismos da bebida, porém, com o aquecimento outros componentes também se desprendem da cerveja”, explicou Bazzo.

Por Alex Vieira

Veja Também:

Saquê, Caipirinhas de Saquê e como beber

Vodka como beber e com o que comer

4 comments on “Chope, Chopp ou Schoppen!

  1. Zé Biritevisk´s disse:

    Com a caldereta a quase dez paus, o colarinho (espuma) tem que ser zero.

    1. admin disse:

      Zé realmente esta caro, porém sem espuma seu chopp vai ficar quente rs …

  2. todo gas carbonico tanto do chopp quanto da pilsen brasileira sao atraves de carbonatação forçada ou seja externo….fermentação nao faz surgir naturalmente o gas da cerveja pois ela sai do fermentador sem gas algum…

    1. admin disse:

      Boa Dica … valew

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *