Caipirinha uma bebida paulista!

Caipirinha, drinque, bebida

Caipirinha

A Caipirinha é uma bebida alcóolica de origem paulista. É uma das bebidas brasileiras mais conhecidas nacionalmente e internacionalmente. É feita originalmente com cachaça, limão-taiti não descascado (ou outro limão verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.

Caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes têm quantidades irregulares e não se misturam perfeitamente, o que complica fazer uma boa divisão.

Na região Sul do Brasil, mais especificamente na cidade de Maringá, a caipirinha recebe o nome de chimboca e difere da receita tradicional por ter mais açúcar e menos aguardente.

Existem diversas variedade e opções de se fazer a Caipirinha como mistura de frutas, vinho, saquê, cerveja, tequila entre outras opções.

História da Caipirinha

Há muitas histórias sobre sua origem, porém em todas é de consenso de que a caipirinha foi inventada no interior do estado de São Paulo, sendo precisada na cidade de Piracicaba na versão acadêmica. A caipirinha foi inventada pelo Sr. Paulo Vieira na cidade de Piracicaba quando seus trabalhadores adoeceram com a gripe espanhola. Ele criou a bebida pois tinha muito carinho pelos seus trabalhadores e não gostava de ver-los sofrendo.

Na versão mitificada, mais popularmente conhecida, a história da caipirinha começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nela, a caipirinha como conhecemos hoje teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. “Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para reduzir a acidez do limão. O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça).

A Caipirinha pelo mundo

Ao visitar alguns países da América do Norte e Europa é comum encontrar nos bares e restaurantes uma placa como as fotos de praia, mulher, Caipirinha e a seguinte frase “temos Caipirinha brasileira”.

Se é uma boa reputação, ou má devido ao tipo de veiculação da propaganda não posso julgar, mas que nossa Caipirinha é conhecida mundialmente isso é!

Caipirinha,drinque, bebida

Como fazer a Caipirinha

Ingredientes

  • 06 limões (thaiti ou galego)
  • 06 doses 50ml. de boa cachaça
  • 05 colheres de sopa de açúcar
  • Bastante gelo

Modo de preparo

Corte 06 rodelas para enfeitar os copos, o restante coloque em uma jarra de vidro, com a ajuda de uma colher de pau amasse os limões, tendo cuidado para não amassar muito as cascas, coloque a cachaça o açúcar e o gelo, misture bem, enfeite os copos com as rodelas de limão e despeje um pouco da caipirinha em cada um deles.

Por Alex vieira

Veja Também:

Drink de Chocolate para Páscoa

Saquê, Caipirinhas de Saquê e como beber

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *